quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Os olhos dos outros.

A distância entre o que queremos expressar e o que conseguimos é muito grande. Percebi que existe um longo caminho a ser percorrido até chegarmos onde queremos. Às vezes acontece porque alguns não deixam bem claras suas informações, achando que o outro está tendo a mesma linha de raciocínio , dão as informações sem muitas explicações. Tenho um amigo de trabalho que é assim, ele capta tudo muito rápido e tem certeza que todos os outros seres humanos tem esse dom. Quem dera eu! Na maioria das vezes anoto o que ele disse para decifrar os códigos depois, aos poucos, quando ele tiver disposto a explicar, vale até levar um biscoito de presente e chamar ele pra comer com você, nessa hora puxe o caderninho e vá perguntando tudo o que der, normalmente esse tipo de pessoa não tem tempo pra nada (ah, e se você conhece alguém assim essa é uma boa tática, hoje já entendo 40% do que ele diz!).
Existem outros que te perguntam as coisas e respondem por você, é engraçado porque conheço uma pessoa que pode passar horas ao telefone conversando comigo sem que eu dê nem um piu! Existem também aqueles que te perguntam e ficam calados olhando enquanto você responde, com cara de paisagem, tendo uma conversa interna consigo mesmos,são ótimos “ouvintes”, você não diz que eles fazem isso. Está certo, sei disso porque já me peguei algumas inúmeras vezes nesse pecado.
Bem, deixemos de lado os exemplos e entremos num vale mais amplo, a falta de comunicação não é só deixar de se expressar, temos nós, que nos expressarmos melhor para sermos entendidos, os grandes homens lembrados tinham o dom da palavra, Jesus, Hitler, Sócrates, dentre tantos. Para nos expressarmos bem temos que prestar atenção no outro, prestar atenção em como é entendido o que você diz, ouça a resposta à sua pergunta, quantos relacionamentos estariam melhor se fizéssemos isso, quantas brigas deixariam de existir. Seja claro, muito rodeio não leva a lugar algum, porque não falamos logo o que está incomodando ao invés de querermos que o outro adivinhe, gente, ele não vai adivinhar, mesmo que tenha boas intenções. Então falemos que não queremos mais que ele faça isso ou aquilo, mesmo que ele não concorde, é uma carta na manga depois, poderemos cobrar. Não boicote a relação, seja ela qual for, estamos nos acostumando a joguinhos no relacionamento que só nos fazem mal.
Conheci um casal que não se falava, ele dizia que só por ele estar lá, já estava bom, que ela tinha que se acostumar com isso, como se acostumar? Claro, terminaram.
As informações estão aí para serem exploradas, hoje temos bibliotecas virtuais em nossa casa, livros de bolso com preços em conta, sites de procura, o problema é como dispomos disso na prática.
Como dizia Caetano “por que Narciso acha feio o que não é espelho”. Você falar, não significa que o outro entende. O outro não é você, escute-o e preste atenção na reação dele ao ouvi-lo, só assim você saberá se foi bem interpretado. Uma boa comunicação depende de uma boa interpretação. Tente ver com os olhos do outro, não os seus, e você só vai conseguir isso ouvindo o que ele tem a lhe dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário